domingo, 30 de novembro de 2025

Caiam fora, rapazes

Se você perguntar o que é 4B para uma frequentadora de bailes funk, corre o risco dela arriscar uma resposta em que o último B seria de bebê. Mas quase literalmente do outro lado do mundo - o ponto antípoda ao Rio cai no Oceano Pacífico - o termo indica um comportamento oposto ao da funkeira.

sábado, 29 de novembro de 2025

Fantasiados de cocar

O número exato ninguém sabe (nem vai saber), mas calcula-se que a FIASCOP custou ao país cerca de 1 bilhão de reais. Nem a desculpa de atrair turistas tentaram dessa vez, pois os estrangeiros ficaram isolados em uma bolha e se arrependeram nas poucas ocasiões em que se aventuraram fora dela.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Sem vergonha

Pablo Ortellado, o calculador de manifestantes "da USP" que não se envergonha de ter lado, utilizou sua coluna em O Globo para criticar a ditadura judicial instalada no Brasil de uns anos para cá. Salvou-se uma alma? O sujeito acabou sentindo vergonha das barbaridades cometidas pelo STF?

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

No rumo da liberdade


Que moça bonita, que menininhas mais lindas, que imagem de família unida e feliz. Alexandre Ramagem fez o que devia fazer, prestes a ser preso por um longo período sem ter cometido crime algum, enviou a esposa e as filhas em viagem normal para os EUA e seguiu para lá escondido depois.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Maduro para cair

Pois os três assuntos sem pai a que nos referíamos ontem realmente sumiram dos jornalões. Tomando o exemplo da Folha, você só encontra uma notícia secundária sobre o Vorcaro e uma defesa da FIASCOP em coluna da ainda bela e sempre idiota Ilona Szabó, de tempos para cá também "de Carvalho". 

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Dez graças

Três Graças, atual fracasso das nove na Globo, conta a história de três "mães solo". Lígia teve Gerluce, que teve Joélly, que virou adolescente e engravidou como a mãe e a avó. Dizem que deveria ser "as três dão de graça", pois o sujeito come e não precisa casar, mas o fato é que a nossa mídia também anda embalando três histórias sem pai.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Parque dos perversos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso. Não na Papuda, como queriam e querem alguns, e sim na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Sobre esse fato, esse momento histórico e deprimente, o que escrever? Que é um absurdo? Que Alexandre de Moraes é um louco consumido pelo desejo de vingança? Que as instituições foram pervertidas para legitimar o que é barbárie, impulso, instinto e crueldade?

domingo, 23 de novembro de 2025

Super Cog

Enquanto decreta que a prisão dentro da prisão representa a trigésima sétima e definitiva morte política de Bolsonaro, a manchete da Folha anuncia, candidamente, que a "vigília com Flávio pretendia reeditar acampamentos golpistas, diz Moraes". "E causar caos social no Brasil", se descobre lendo a notícia.

sábado, 22 de novembro de 2025

A prisão e a prisão da prisão

Depois de tomar ciência das más condições de saúde de Jair Bolsonaro, o sancionado Alexandre de Moraes tomou a providência que dele se esperava e determinou que o presidente fosse detido em um local pior do que a sua residência, onde ficará mais fácil aumentar o seu desconforto físico e psicológico.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Fogo no parquinho

Pensei que os jornalões pró-regime festejariam a retirada da taxa sobre alguns produtos agrícolas como uma vitória contra Trump, mas desta vez eles não entraram na vibe da militância petista. O Globo, até onde se pode ver, nem toca no assunto. Na Folha ele é citado entre notícias menores e por alguns colunistas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Zumbi estragou tudo

Nunca houve essa história de que "o povo negro" tomou consciência de sua exploração e se revoltou contra os brancos opressores. Começa que os africanos não se viam como um só povo, mas como integrantes de tribos ou nações que viviam guerreando entre si e escravizando umas às outras.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Mídia malandra

Uma malandragem do nosso desgoverno e da sua imprensa chapa branca ultrapassou fronteiras, mas não chamou muita atenção. Trata-se ainda da declaração do chanceler alemão, mais especificamente das respostas que lhe foram dadas com base naquela lengalenga do povo acolhedor que come cacacá e dança popopó.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Não pode reclamar

Muitos estrangeiros se incomodam com a mania brasileira de não dizer as coisas diretamente. "Interessante, temos que estudar a viabilidade comercial" não significa que a empresa vai realmente analisar o produto (provavelmente é o contrário), "a gente precisa se ver" é só um modo de se despedir, e por aí afora.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Dos dois lados

Eles vão se movendo e a gente vai observando. Uma das últimas dos petistas da Quaest foi uma pesquisa em que o eleitorado brasileiro se dividiria entre: esquerda lulista (18%), esquerda não lulista (13%), independentes (31%), direita não bolsonarista (22%) e direita bolsonarista (13%).

domingo, 16 de novembro de 2025

Deixa queimar

Salvar a humanidade evitando o aumento de temperatura que ela mesma está causando e tornará a sobrevivência da espécie inviável é o grande objetivo dos fiéis da seita aquicementista, certo? Pois é, mas então o que faz aquele cartaz de "sem anistia" na passeata ocorrida anteontem em Belém?

sábado, 15 de novembro de 2025

Não era bem assim

Essa é do tempo do salário recebido em cheque. Você abre o envelope no dia do pagamento e encontra um cheque 10% maior. Que sensação a surpresa causa? Uau, nem é preciso dizer! Mas espere, os colegas começam a conversar animadamente e você descobre que todos ganharam 20% de aumento. Qual é a sensação agora?

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Em fogo brando

A tendência é querer resolver logo, mostrar de uma vez quem tem razão e passar para o próximo assunto. Mas nem sempre se consegue isso e nem tudo cozinha melhor na pressão. Há situações em que é melhor mesmo deixar o tempo passar para retirar o melhor dos ingredientes.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

O gado pensa

No rápido encontro de hoje de manhã no Canadá entre Mauro Vieira e Marco Rubio - não mais do que cinco minutos - os dois concordaram a respeito dos avanços que têm ocorrido nos grupos técnicos de Brasil e EUA que vêm discutindo a questão das tarifas, segundo relatos do chanceler brasileiro a interlocutores. Ou seja, a parte econômica, técnica, está bem encaminhada (...)

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

FLOPs que a mídia esconde

A parte mais divertida da FLOP30 foi, até agora, a invasão de índios e militantes do PSOL, ocorrida ontem à noite. Mas como a mídia sustentada pelo dinheiro público está tentando varrer essa nova vergonha do desgoverno para baixo do tapete, você só vai saber o que a precedeu se acessar os veículos informativos dos próprios fanáticos.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Enroladores

E continuam os processos de Moscou, digo, da "trama golpista". Agora é a vez de enviar para a Sibéria os famosos kids pretos, cujo julgamento, diz uma das manchetes de O Globo de hoje, "reforça a tese de atos concretos na trama".

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

A carne é fraca

É um feito e tanto quando se lembra que os seriados americanos só falavam do Brasil para dizer que um bandido tinha fugido para cá. Num dos episódios de Yellowstone, alguém comenta algo sobre a criação de gado e o personagem vivido por Kevin Costner responde que "nisso não dá para se meter com os brasileiros".

domingo, 9 de novembro de 2025

Quem não gostou

O artigo da Paula Schmitt sobre a operação do último dia 28 é muito longo para os atuais padrões jornalísticos brasileiros, mas você pode acessá-lo na íntegra aqui. O texto abaixo inclui quase toda a sua parte inicial e é seguido pela nota da entidade mencionada em seu título.

sábado, 8 de novembro de 2025

Loucademia de lacração

Estamos vivendo o luto dos complexos do Alemão e da Penha e a gente pode considerar que Kehinde talvez seja uma dessas mulheres negras que perderam um filho. A Folha mostrou que a maior parte dos mortos tinha apenas a descendência feminina. Essas mães perdem os filhos, procuram seus filhos, mas não perdem a esperança.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Flopou

Nos presídios e nas redações pagas para enrolar os patetas, ele é um autêntico sucesso. Mas fora dali só arruma aqueles elogios de praxe, e viajar meio mundo para perder tempo com suas besteiras é algo que pouco se dispõem a fazer. Como era fácil prever, a COP 30 virou mesmo a FLOP 30 do descondenado.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

CPX na cabeça

A referência à Vênus Platinada é por minha conta, mas tempos atrás, num desses podcasts, Rodrigo Pimentel, o "Capitão Nascimento da vida real", relatava que presídios brasileiros pareciam a redação da Globo quando foi anunciado o resultado da última eleição presidencial: todos comemorando e se cumprimentando, festa geral.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Longe demais

Dezembro de 1989, o Muro de Berlim havia caído há pouco mais de um mês e o brasileiro saía de casa para escolher um presidente por eleição direta quando a polícia paulista estourou o cativeiro em que uma quadrilha de sequestradores mantinha o empresário Abílio Diniz.

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Que tal resolver isso logo?

Da poderosa China à mais insignificante nação do planeta, todos correram para conversar com Donald Trump ao sentirem que suas economias seriam prejudicadas pela recente política de tarifas do americano. Mas naquele mundo em que traficante é vítima de usuário as coisas são diferentes.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Paus e pedras

O que estão fazendo com o pouco tirocínio do gado esquerdista é abusivo. O coitado já tinha que se forçar a acreditar que as imagens do 8 de janeiro foram mesmo perdidas, que as velhinhas iam dar um golpe sem armas e comandado por telepatia, que não é necessário provar isso porque tentar é diferente de atentar, e por aí afora.

domingo, 2 de novembro de 2025

Terror na Nigéria

Cerca de 100 mil pessoas assassinadas em pouco mais de uma década, agressões, sequestros, estupros, plantações e aldeias queimadas, multidões deslocadas. Essa é a situação dos cristãos na Nigéria, país que, com menos de 11% de nossa área, concentra uma população superior à brasileira (236 milhões de habitantes).

sábado, 1 de novembro de 2025

Cherchez la femme

Esses dias um cara comentou que gostava de ler seus artigos porque, com todos aqueles seus excessos woke, era como se estivesse assistindo a um esquete humorístico. E é verdade, até tragédia narrada pela Nina Lemos fica parecendo comédia. Veja, por exemplo, o que a figura escreveu (texto original):