terça-feira, 30 de setembro de 2025

Revela-se pelo que esconde

Quantos eventos importantes aconteceram no passado e ninguém ficou sabendo porque dois ou três senhores decidiram que eles não seriam mencionadas em seu jornais? Não havia internet para você ter acesso a publicações alternativas. Surgiram o rádio e depois a TV, mas seus donos quase sempre eram os mesmos dos jornais.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Nada concreto

Se um dia quiser lembrar, lembre que foi no Dia Mundial do Jornalismo, 28/9. Está lá, destacado nos comentários de ontem, o print em que o editorial da Folha confessa: "Sob Fachin, Supremo precisa buscar a autocontenção. Concluído o julgamento que condenou Bolsonaro, corte deve abandonar ativismo, heterodoxias e excessos."

domingo, 28 de setembro de 2025

Dia mundial da caradura

Veja só as coincidências, ontem falávamos de como a maioria da imprensa foi piorando nas últimas décadas, e agora descobrimos que hoje é o Dia Mundial do Jornalismo. Descobrimos por acaso, pois só o Ex-tadão, um dos três jornalões integrantes do consórcio de apoio ao regime, dedicou à data um editorial. Este começa assim:

sábado, 27 de setembro de 2025

Não me diga o que fazer

Se alguém solicitar com boas maneiras e um motivo razoável, você é capaz de ceder seu lugar na fila ou levantar um pouco mais cedo da mesa do restaurante. Mas se a pessoa chegar gritando e exigindo sua saída, é mais provável que você tome outro café antes de pedir a conta.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Mañana

Não sei como os jornais da Turquia trataram o instante em que Trump disse que eleição roubada era um tema que Erdogan conhecia bem. Se fosse com o descondenado, a imprensa daqui diria que seu objetivo foi elogiar nossa sólida democracia e se afastar de Bolsonaro, alfinetando-o por ter tentado dar um golpe e roubar a eleição.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Lados opostos

Bastaram algumas palavras de Donald Trump para nossa mídia esquecer do tarifaço e das punição por desrespeito aos direitos humanos. Após perderem a desculpa do "ele não quer nos ouvir" e verem a bola do diálogo ser jogada para seu chefe, os militantes de redação estão em compasso de espera, sem saber para que lado se mover.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Anão e arregão

Valendo mais que mil palavras, a imagem revela o pavor que tomou conta da delegação molusquiana no exato momento em que Trump declarou, na tribuna da ONU, que ele e o descondenado haviam se encontrado rapidamente nos bastidores e combinado de conversar pessoalmente na próxima semana.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

O longo braço da lei

Com décadas de bagagem, uma independência rara na área e um canal no Youtube, o jornalista Ricardo Feltrin trata de uma variedade de assuntos e costuma trazer muitas informações exclusivas. Uma, de ontem, refere-se ao que lhe confidenciou uma fonte confiável em Brasília.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Unanimidade nacional


Deve ter caído muito mal. O "pacificador" Aécio não aguentou as críticas ao seu discurso de agressiva subserviência aos supremos e bloqueou os comentários de seu X. Mas alguém deve tê-lo alertado que isso ficou feio para quem quer se fazer de "centro moderado". E os comentários foram liberados.

domingo, 21 de setembro de 2025

Mil anos de história

A Rússia não começou em Kiev, hoje capital da Ucrânia? Os dois países não eram mesmo um só, como diz Putin? Publicados na The Economist e copiados com mínimas alterações, o texto e os mapas abaixo contam essa história com mais detalhes, dos vikings aos dias de hoje. Momento The Club History. Será?

sábado, 20 de setembro de 2025

Roteiro cabuloso

O vídeo mostra dois homens ajoelhados, com as mãos nas costas e a cabeça encapuzada. Atrás deles, de pé, dois barbudões com túnica e turbante; um segura uma AK, o outro ameaça matar os reféns se o povo da Itália não lhes pagar um resgate de bilhões de dólares em bitcoins.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Ser colaboracionista era sua missão

Filme famoso em sua época, Lacombe Lucien conta a história de um jovem francês do interior que, embora inicialmente interessado em participar da Resistência, acaba cooptado pela Carlingue, a "Gestapo francesa", cujos membros se dedicavam a cometer indignidades como entregar antigos conhecidos para apossar-se de seus bens.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Belas influências

Que beleza a influência americana. Não a das épocas em que - ninguém é perfeito - os doidos predominam e tentam convencer a humanidade que mulher bonita deve necessariamente ter a pele escura e 80 quilos de sobrepeso, mas a de quando eles se dedicam a fazer propagandas com carros potentes e a Sydney Sweeney.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Água no chope

Pode ser a falta da picanha real para o churrasco que eles metaforicamente prometiam fazer, mas não se viu a esperada comemoração dos petistas com a condenação de Bolsonaro. Se você medir pelos comentários nas redes sociais em que todas as linhas políticas participam, como as dos jornais, foi tudo muito chocho ao final.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Golpistas no poder

Quem foi o golpista que disse isto: "A votação é democrática e está prevista na lei, mas eu não aceitarei seu resultado se ele me obrigar a deixar o poder"?. Uma dica: não foi Bolsonaro, que nunca tentou nada parecido. Outra: não foi Maduro, que não aceitou o resultado, mas nunca anunciou que o faria antes e não admitiu seu crime depois.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Incorrigíveis

Caetano Veloso agora tenta arrancar dinheiro dos herdeiros de Olavo de Carvalho. Como a decisão que lhe deu ganho de causa contra o filósofo estabeleceu uma multa diária, a conta já estaria em mais de 4 milhões. E o insaciável compositor não quer perder essa oportunidade de amealhar mais algum.

domingo, 14 de setembro de 2025

Defensores do amor

O Ex-tadão agora quer pacificar o Brasil. Para tal, segundo se lê em um de seus editoriais, cada parte do país precisa dar sua contribuição. O STF, por exemplo, deve deixar de ser político, embora ele seja muito pouco, quase nada, e a condenação de Bolsonaro tenha sido totalmente técnica.

sábado, 13 de setembro de 2025

Que peninha

Peninha, primo trapalhão do Pato Donald que vivia com o cabelo desalinhado e virou jornalista, foi o apelido que o pessoal da Zero Hora deu ao colega falador e atabalhoado que apareceu por lá antes de completar 18 anos. Um nome fofinho para o menino agitado cujas peraltices eram encaradas com sorrisos divertidos.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Cenas do futuro

Mar-a-Lago, setembro de 2041. Aos 95 anos Donald Trump já não possui a mesma agilidade, mas se movimenta sem dificuldades e procura manter o estilo do passado. Ele entra na sala como se não tivesse tempo a perder, cumprimenta o biógrafo que o esperava, acomoda-se na poltrona à sua frente e lhe diz para começar.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

A farsa foi exposta

Eles podem ainda condená-lo, provavelmente o farão, mas tudo o que fizeram para tratar a perseguição a Bolsonaro como legal desabou com o voto de Luiz Fux. O processo contra o ex-presidente é um conjunto de nadas amarrados com coisa alguma. Não há roupa nova, só um alfaiate doentio e seus cúmplices, o rei está nu.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Golpes mortais

Pensei que os defensores do regime estariam mais animados com os primeiros votos do "julgamento" do "golpe", mas eles parecem bastante preocupados com o fato do "golpismo" (como chamam a oposição) estar dando a condenação como favas contas e pensando no dia seguinte.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Mickey morreu

As ratazanas da mídia estão agitadas. Os discursos foram afinados, todos garantem que "o Judiciário" está apenas cumprindo seu dever num processo exemplar. Nossa democracia foi atacada por perigosos golpistas, mas conseguiu se defender a tempo graças a juízes que primam pela isenção.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Só tem povo de um lado

Eles acreditaram que desta vez conseguiriam levar multidões com seus ônibus fretados e não reuniram praticamente ninguém. Prometeram resgatar o verde e amarelo, mas seus gatos pingados só usavam vermelho. O povo estava em peso do outro lado, com gente que foi de graça e usou as cores certas.

domingo, 7 de setembro de 2025

Terra rara

Nada mais oportuno que louvar nossa terra no dia da sua independência. Nada mais fácil, pois até as aves por aqui gorjeiam melhor que lá. Eu te amo, meu Brasil, eu te amo, meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil. E por falar no assunto, mulher que nasce aqui tem muito mais amor.

sábado, 6 de setembro de 2025

Sons que só eles ouvem

"Pode mentir que o pessoal só lê a manchete", era uma regra que funcionava quando a turma dava uma paradinha na lateral da banca para ver a capa dos jornais. Ainda funciona hoje, mas é preciso tomar mais cuidado porque o leitor da internet pode clicar na matéria e desabilitar o seu bloqueio para saber o que ela diz.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Unstoppable

Me cadastrei uma vez na The Economist e agora eles todo dia me mandam um email que frequentemente inclui um aperitivo dos principais temas da revista. O de hoje se refere à capa acima, é assinado por uma tal Zanny Minton Beddoes, e pergunta: "Por que Trump é impopular, mas aparentemente imparável?" Vamos lá.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

De Landau para Brasília

O Consórcio não lhe deu o devido destaque por motivos óbvios, mas um dos fatos mais interessantes dos últimos dias foi o resultado obtido pelos mais de cem empresários brasileiros que contrataram uma dispendiosa consultoria local e viajaram até Washington para reclamar das tarifas pessoalmente.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Anistia encrencada

Quem diria que seria mais fácil anistiar os crimes reais em 79 do que os inventados de hoje? Nenhum ser humano normal pode ter dúvidas de que a atual anistia seria justa e necessária, mas isso já era verdade trinta meses atrás e nem por isso os anormais que causaram todo o problema permitiram que ela fosse implementada.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Aconteceu há 90 anos

Os ingênuos pensam que ditadura é um regime que descumpre a lei, quando, ao contrário, a primeira preocupação das ditaduras mais recentes é adaptar a legislação aos seus interesses, seja pela criação de novas leis, seja pela deturpação das existentes através de interpretações absurdas que se tornam oficiais.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Excessos e heterodoxias

O Supremo decerto cometeu excessos e heterodoxias nos últimos anos, mas cumpre seu papel ao escrutinar os graves acontecimentos que vão do desfecho das eleições de 2022 ao ataque de bolsonaristas às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023.