terça-feira, 9 de setembro de 2025

Mickey morreu

As ratazanas da mídia estão agitadas. Os discursos foram afinados, todos garantem que "o Judiciário" está apenas cumprindo seu dever num processo exemplar. Nossa democracia foi atacada por perigosos golpistas, mas conseguiu se defender a tempo graças a juízes que primam pela isenção.

Entre os ratos mais imundos podemos citar Pedro Doria, para quem Bolsonaro sempre foi golpista, só não conseguiu dominar o Congresso e o STF como gostaria. Provas? Indícios? Nem se fala mais dessas coisas, Pedrinho Pregoc, ao estilo Xandão, acha que basta dizer que Bolsonaro pensava em ser ditador.

E prova de golpe? Olha o que o malandro escreve: "Na última semana, no Supremo, nenhum advogado de defesa, de militares ou políticos, negou que tenha havido tentativa de golpe." É como se só valesse o que os caras disseram na semana passada, quando se dedicaram a contestar pontos específicos que afinal estavam sendo julgados.

Mas a abordagem mais divertida é a de Joel Pinheiro da Fonseca, para quem existe uma mudança cultural em curso e a condenação de Bolsonaro não pacificará coisa alguma e não conseguirá brecá-la. Bozo é só um caso. Valores que antes pareciam consagrados agora são contestados e isso acontece no mundo todo, do Brasil ao Japão. 

A culpa, Joel descobriu, é das redes sociais. Antes o sujeito só tinha voz pública se cavasse um espacinho na imprensa. E isso fazia com que a visão de mundo dominante nas redações (e na academia, dela próxima) parecesse universal. Com as redes, verificou-se que nada disso era verdade.

Até aí, a única coisa estranha é Joel ter demorado a chegar a essa conclusão. A parte engraçada é quando ele manifesta sua esperança de que as coisas voltem a ser como antes, como se as ratazanas peludas de agora pudessem se transformar repentinamente no Mickey jornalista fofinho do passado.

Tarde demais, meu filho. Por motivos que não vêm ao caso discutir, foi justamente quando as redes surgiram que a imprensa a que você se refere acelerou a tentativa de controlar a sociedade e lhe impor valores cada vez mais afastados da realidade. Vocês apostaram na briga, achando que venceriam na marra.

E ainda pensam assim, tanto que estão comemorando a vitória no caso do "golpe" sem notar que quem venceu (até aqui) foi a força bruta do sistema. Vocês na verdade perderam feio, não conseguiram convencer ninguém capaz de somar dois mais dois e se desmoralizaram de vez como desonestos e parciais.

Aproveitem a TV aberta, onde, como mostram as pesquisas, ainda conseguem atingir e manipular os menos instruídos e informados. Mas essa janela também será fechada em breve. O tempo em que vocês foram Mickey passou e não volta mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário