sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Narcoterrorismo, uma rápida história

Políticos e jornalistas de esquerda não querem que chamem nossos "comandos" de narcoterroristas. Para eles, traficante que manda em morador não é narcoterrista, vender cocaína com fuzil na mão não é narcoterrorismo, atacar a polícia com drone também não. Ninguém deve falar em narcoterrorismo ou narcoterrorista.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

E o aiatolá se calou

E o parlapatão arregou. Metido a deitar falação sobre tudo, sentiu que não tinha como se dar bem na história do Rio e acabou nos poupando de escutar aquela voz asquerosa. Lançou uma notinha em que não diz nada com nada e o consórcio de imprensa fez (e fará) de conta que não percebeu sua omissão.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Interferência exterior

A tarifa de 50% que o governo Trump aplicou a setores da economia brasileira é composta de duas partes: 10% são devidos a questões comerciais; os outros 40% se juntam a medidas como a Lei Magnitsky e as retiradas de vistos, adotadas para tentar evitar o desrespeito aos direitos humanos e as restrições à liberdade de expressão.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Terras de Trump

 Ele chamou amigos favorecidos como os JBS e inventou às pressas um encontro com empresários locais, mas todos sabem o que fez o descondenado atravessar o mundo para aparecer na Malásia ao mesmo tempo em que o país sediava uma cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

O jogo vai começar

Demorou, foi difícil, mas parece que o rato foi definitivamente tirado da toca. Em termos de negociação e efetiva mudança de posição, é evidente que a reunião da Malásia só serviu para marcar outra reunião. Mas agora que ficou cara a cara com Trump, o ser abjeto não pode mais se esconder. 

domingo, 26 de outubro de 2025

Aposta certeira

Dá pra dizer que loteria oficial é como imposto, todo mundo dá um dinheiro para o governo, ele fica com a maior parte dele e devolve o restante para alguns felizardos. Mas o anúncio de que a Caixa vai entrar no mercado de bets me fez lembrar que existe outra semelhança entre os dois temas.

sábado, 25 de outubro de 2025

Gramsci de direita

A era do careca rachando cabeças com o taco de beisebol acabou, a ultradireita agora se tornou gramsciana e está tentando conquistar a sociedade culturalmente para só depois implantar seu projeto político autoritário. Quem afirma, com pavor e um texto dedicado prioritariamente à Alemanha, é a DW.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Soberania no mundo atual

O artigo do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança começa se referindo a um anterior, também publicado na Gazeta do Povo, mas dá para entender do que ele está falando. Entre três caminhos possíveis, no que depender do desgoverno, nós vamos deixar o ruim para tomar o pior.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

King Trump

Nesta semana, sempre em ordem unida, os três jornalões do autodenominado "consórcio" publicaram editorais com críticas à "instabilidade" causada por Trump na América Latina. Mas seria melhor trocar este termo por Foro de São Paulo, pois todos que se dizem ameaçados estão de algum modo ligados a essa organização.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Tramoias semânticas

Eles demoraram a encontrar o termo mais adequado aos seus objetivos, mas "trama golpista" é muito bom. A lei diz que você tem que pelo menos tentar cometer o crime para ser condenado por ele, o que era um problemão para quem vendia a narrativa do "golpe" sabendo, como todos sabem, que ela era falsa.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Vale tudo

Se for bem paga, a Globo não se importa de passar vergonha. A frase é do jornalista e atual youtuber Ricardo Feltrin, que me aparece toda hora por lá porque eu de vez em quando assisto e que transita entre assuntos que vão das intrigas de bastidores do meio artístico aos efeitos das tarifas trumpistas em nossa economia.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Olha quem está golpeando

A decisão coloca em xeque a seriedade da instituição, se até a casa que deveria zelar pela palavra e pela ética se permite reinterpretar seu estatuto ao sabor das conveniências, o que resta para outras instituições.

domingo, 19 de outubro de 2025

Caderno cultural

No início dos anos 70 já havia casas noturnas onde as pessoas dançavam animadamente e bandas, em geral de negros americanos, dedicadas a este público. Mas foi um filme lançado em 1978 que fez as discotecas e o tipo de música que as caracterizou se espalharem pelo mundo como uma epidemia.

sábado, 18 de outubro de 2025

Insegura também

Dia desses colocaram aqui o vídeo de uma moça que visitava Cuba pela primeira vez como turista, sem preferências políticasO vídeo é pequeno, deve conter apenas cortes de outro maior que inclui praias bonitas e experiências agradáveis. Mas na parte destacada, que parece ter sido filmada em Havana, a situação é bem diferente.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Tragam os sais!

Toda vez que se vê a "grande imprensa" em ordem unida, a gente fica pensando o quanto eles nos enganaram antes da internet. Não saindo na TV ou nos jornais, o assunto tendia a morrer. Saindo de um certo jeitinho dava para desconfiar, mas raramente se tinha outras fontes de informação para comparar.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Monotemáticos

A notícia ao estilo menines revoltades: os indicados por Bolsonaro votaram junto com o Xandão, viram, viram? A realidade: os ministros cancelaram leis municipais sobre o ensino de gênero em escolas porque a lei maior determina que a pauta educacional é competência da União. Os comentários de cada ministro: aí é que está.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Mudanças inexplicáveis

Em relação à última questão do simpatizante de um governo corrupto, que foi colocado para fora do Brasil pela corrupção, pela falta de vergonha na cara de quem roubava bilhões e bilhões. Se ao invés de roubar bilhões tivesse investido na segurança, se ao invés de desviar dinheiro para construir porto em Cuba tivesse investido em presídio, nós estaríamos muito melhor.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Corra que a Mag vem aí

Depois de Barrosa, Carminha anuncia que se retirará mais cedo do tribunal que conspurcou. Eu já sabia, já esperava que a mandassem sair agora, três anos e meio antes do prazo, para que o Descondenado (ou quem está puxando os cordões nas sombras) pudesse escolher seu substituto.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Cadê a festa?

Quase no mesmo dia, uma mulher ganha o Nobel da Paz e a guerra termina na Faixa de Gaza. Para saber como os defensores das mulheres e dos palestinos estavam se sentindo, resolvi dar uma olhada no X de nossa querida Nina Lemos, que devia estar exultante com sua dupla vitória.

domingo, 12 de outubro de 2025

Máquina de vigilância

Em entrevista a Mariana Braga, publicada na Gazeta do Povo de hoje, o jornalista David Ágape, um dos autores da série de reportagens Vaza Toga 2, dá mais alguns detalhes sobre a máquina de vigilância fascista (tem nome melhor?) instalada no TSE durante as eleições de 2022. Veja aí como se derrota o bolsonarismo.

sábado, 11 de outubro de 2025

Eles perderam a paz

O Comitê Norueguês do Nobel decidiu conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2025 a Maria Corina Machado por seu trabalho incansável promovendo os direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para promover uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Ambições paralelas

Mais do que a falta de informação, é a incapacidade de conectar duas ou mais informações e tirar conclusões por conta própria que transforma boa parte de nosso eleitorado em presa fácil para demagogos apoiados por uma mídia mais interessada nas verbas do que na verdade.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Afaste-se do mal

Você é um violador de direitos humanos que tinha certeza de que permaneceria impune para sempre e já foi ou está por ser alcançado pela Lei Magnitsky? Chato, né? A boa notícia é que dá para reverter o processo e retirar seu nome da lista negra da OFAC; a má é que isso não é nada fácil.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Trump, o encantador

Passados quase dois dias do famoso telefonema e já amenizadas as imbecilidades de fanáticos como os que acreditam que Trump realmente se encantou com o charme do descondenado, podemos recordar rapidamente o que houve até aqui e tecer alguns comentários sobre o que pode acontecer a seguir.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Trump, o ingênuo

Foi demais até para o baixíssimo padrão da militância de redação. Levando ao pé da letra elogios formais e tratando como conquista um contato do qual o "conquistador" era quem fugia, o Consórcio tentou vender a ideia (bem resumida na ilustração acima) de que Trump havia sucumbido à tenacidade e ao charme do criminoso descondenado.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Jabuticaba e outras frutas

Como a manchete do Valor (Globo) diz que ativistas brasileiros "vão" aos EUA para desmentir Eduardo Bolsonaro e defender os sancionados por violações de direitos humanos, você pensa que eles estão arrumando as malas e pretendem se encontrar com autoridades do governo americano. Mas pensa errado.

domingo, 5 de outubro de 2025

Quem te viu

Quando meus avós nasceram, aí pelo início do século 20, os aviões estavam quase voando e já havia automóvel, cinema, telefone e luz elétrica. Mas todas essas coisas ainda eram novidades que pessoas como eles, que não viviam nos grandes centros, em geral só foram conhecer alguns anos mais tarde.

sábado, 4 de outubro de 2025

Ommm

Teve eleição no Nepal, mas calma porque não tem nada aqui de que o Flávio Dino não vá gostar. Escolhida como a nova Kumari - a "deusa virgem" reverenciada tanto pela maioria hindu como pela minoria budista do país - Aryatara Shakya já deixou a casa de seus pais e se instalou no palácio onde passará os próximos anos.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Cerveja também mata

Vai ficando mais claro o caso do advogado do Prerrogativas. Em relação às datas, ele foi encontrado inconsciente e sem documentos na rua Itambé, na virada de terça para quarta, e levado para a vizinha Santa Casa, onde veio a falecer e só foi identificado na quinta. Já o motivo parece ser mesmo a bebida.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Tudo muito divertido

"Quem vai perder o visto primeiro?" Segundo aqueles jornalistas que sabem tudo o que acontece na intimidade dos violadores de direitos humanos, era essa pergunta que eles faziam uns aos outros, às gargalhadas, ao saberem que Donald Trump havia vencido a eleição americana.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Eles estão entre nós

Mais de um quarto da população brasileira vive hoje sob o que se chama de "governança criminal", o domínio completo ou a forte influência de alguma organização criminosa que a obriga a adquirir produtos e serviços monopolizados, pagar taxas diversas e até mesmo seguir certas regras de comportamento.