domingo, 31 de agosto de 2025

O algoritmo ataca

Fui dormir mais cedo do que o normal, acabei acordando antes do previsto e, depois de algum tempo, zanzando pelo celular e caindo nas mãos ardilosas do algoritmo que ultimamente tem tentado me desviar de assuntos importantes para dar atenção a irrelevâncias como cheerleaders coreanas.

sábado, 30 de agosto de 2025

Perigo real e imediato

Como abuso pouco é bobagem, após se ver obrigado a usar tornozeleira eletrônica e ser colocado em prisão domiciliar antes mesmo da farsa que será seu julgamento, Jair Bolsonaro sofreu a ameaça de ter sua residência permanentemente invadida por agentes da Polícia Federal.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Cadê o jornalista?

Eu só vi o comentário, mas a história é que alguém da GloboNews garantiu que o Trump está reservando uma "Magnitsky on line" para o julgamento de Bolsonaro. O procurador pede a condenação do réu, toma uma Magnitsky na hora. O ministro vota a favor da farsa, é sancionado igualmente de imediato.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Pedras voadoras

Atacaram o político que fazia um comício a pedradas, você já sabe como isso será noticiado na grande mídia. Se o atingido for de esquerda, a notícia será destacada e os agressores bem identificados. Se for de direita a coisa tenderá ao "parece que Trump caiu", utilizado pela Globo quando ele foi ferido à bala.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Atores se fazendo de idiotas

Ontem foi o Débi Ex-tadão, hoje é a Lóide Foice quem, em editorial, se horroriza com o "disparate" que seria a adoção do voto impresso (e consequentemente auditável), previsto no projeto original das urnas eletrônicas. E o pior é aguentar a argumentação para débeis mentais do jornalão. Acompanhe aí:

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Jornalismo de assombração

É, amigos, acabou. A principal manchete de O Globo de hoje se baseia na pesquisa da petista Quaest para garantir que o povo brasileiro está cada vez menos "polarizado" e a maioria pensa que a prisão de Bolsonaro é "justa" e a Lei Magnitsky é "injusta". Acabou, Bozo. Deu pra ti, Trump. Vocês morreram.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Entrevista com o sucessor do vampiro

Quem diria que o Sorinho - Alex Soros, herdeiro do George - iria dar uma entrevista para Patrícia Campos Mello em sua rápida passagem pelo Brasil. E quem poderia imaginar que ele detesta Trump e apoia o descondenado. Estava em casa, Patty Mentirosa e a Folha compartilham de seus gostos.

domingo, 24 de agosto de 2025

Elas estão descontroladas

Tente lembrar de alguma vez em que Paulo Guedes atribuiu uma dificuldade aos então opositores do governo ou à sua herança maldita. Deve ter acontecido ocasionalmente, mas o sujeito sabia que a oposição existe para se opor e ele estava lá para resolver problemas, não para narrar sua suposta origem.

sábado, 23 de agosto de 2025

Coincidências

O dia de São Bartolomeu é amanhã, mas foi na noite de 23 para 24 de agosto que aqueles que dominavam a França de 1572 desistiram de se entender com eles - ia ter até casamento para simbolizar a união! - e deram início ao famoso massacre dos protestantes, os evangélicos da época.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Aiin, ele fala palavrão


A gente chega quase a sentir pena do sujeito encarregado de encontrar "alguma coisa" contra Bolsonaro. Em princípio deveria ser fácil, o alvo é político há décadas, ainda seria presidente se não tivessem... você sabe, deve estar envolvido em altos esquemas de poder e dinheiro; "é só procurar que você encontra", diz o chefe.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Avalanches

"Bolsonaro é vítima de uma injustiça. Se você não entende isso, ou se sente incapacitado de admitir, lamento muito. Eu sou fiel à minha consciência." As palavras da jornalista Paula Schmitt, que certamente está longe de ser uma bolsonarista, tocam numa questão central de todo esse caso.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Populares

Quem não lembra do "popular", aquele cara que não tinha nada a ver com a história, mas sempre aparecia na foto do jornal? O cadáver estava no chão coberto com um lençol, a polícia ao redor, o rabecão... e o popular com aquele copo de pinga, tomando um cafezinho no balcão do boteco desfocado no cantinho da imagem.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Rocambolesque?

O camarada Rocambole é caso perdido. Sua tentativa de impedir que bancos e outras empresas que atuam nos EUA cumpram as leis americanas punindo-as aqui repete a estratégia do violador de direitos humanos já sancionado, que ameaçava prender os representantes brasileiros de empresas que não o obedeciam no exterior.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Entre as árvores do jardim

Eu não sei qual dos dois é o sósia - ou se ambos são porque o original já bluft, como diz a Michelle Sensitiva -, mas o Lule mais musculoso e sem barriga apareceu conversando e plantando uvas no jardim do palácio. O que poucos sabem é que aquela gravação é só uma cena de um filme maior.

domingo, 17 de agosto de 2025

Bananas podres

Pobre cobra, que não tinha como reclamar. É uma tortura para qualquer ser com mais de dois neurônios ler um artigo como o que Miriam Leitão escreve hoje sobre a perfeita democracia do regime brasileiro, os ataques caluniosos de Donald Trump e, claro, o "golpe" tentado por Jair Bolsonaro.

sábado, 16 de agosto de 2025

Na corda bamba

Como bêbados entorpecidos pelos longos e viciantes anos de arrogância e poder sem limites, nossos supremos seguem se equilibrando entre o amor pelo arbítrio, a tentativa de encontrar uma saída menos vergonhosa e o medo de perder boa parte do que conseguiram amealhar em atividades que não deveriam exercer.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Gente nervosa

Pode ser apenas coincidência, mas aquele senhor internacionalmente sancionado por desrespeitar os direitos humanos só decidiu atacar oficialmente o pastor que sempre o chamou de "ditador da toga"  depois que o antigo presidiário desistiu, poucos dias atrás, de "conversar com os evangélicos".

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Enganação ilimitada

É lá mesmo, é lá mesmo, é lá mesmo, é lá mesmo, é lá mesmo. Não, não é lá, o CEP está errado, pode descondenar e soltar o sujeito. Depois, um dia, num futuro distante, a gente manda julgar ele no lugar certo. Agora vamos prosseguir que eu tenho que proibir a polícia de incomodar os narcoterroristas do Rio.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Apertando botões

Os áulicos do regime não estão reagindo muito bem aos últimos acontecimentos. Vendo que as arbitrariedades que apoiaram começam a ser expostas e punidas internacionalmente, só o que lhes ocorre é calar sobre o que os incomoda e insistir, de modo crescentemente raivoso, no discurso mentiroso do "golpe" que inventaram.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Justiça poética

Olho por olho, dente por dente. Aqui se faz, aqui se paga. Feitiço contra o feiticeiro. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Escolha seu ditado preferido, mas ninguém poderia ser mais adequadamente enquadrado na Lei Magnitsky do que os integrantes da banda podre do nosso Supremo.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Acerta aí, malandragê

De certa maneira é muito mais fácil fechar acordos com canalhas. Estabelecido o que as partes podem ganhar ou perder, o sujeito decente ainda pode recusar o melhor negócio possível porque aquilo vai contra os seus princípios, representa uma traição aos que nele confiaram etc. O canalha não tem esses problemas.

domingo, 10 de agosto de 2025

Invasão da Pátria Grande

O governo americano autorizou o ataque militar aos cartéis classificados como organizações terroristas, inclusive em território estrangeiro. E o primeiro alvo deve ser a Venezuela de Nicolás Maduro, que após a última fraude eleitoral não é reconhecido como presidente, mas como chefe de um desses cartéis.

sábado, 9 de agosto de 2025

Deuses e vilões

Veja só como são as coisas, o vocábulo "magneto", que dá nome a um supervilão da Marvel, também forma o núcleo do sobrenome russo Magnitsky, que acabou conhecido internacionalmente em virtude da lei destinada a aplicar (super) sanções aos vilões que violam os direitos humanos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Sem limites

Se os abusos cometidos contra adversários políticos já são revoltantes, o que dizer daqueles praticados, por nada além do prazer sádico de exercer um poder sem limites, contra pessoas comuns, às quais é negado até mesmo o direito de se defender. Para relatar um desses casos, Paula Schmitt escreveu, no Metrópoles, o artigo abaixo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

De olho na turma

Faz sentido o que disse ontem Ricardo Feltrin, para quem a Globo não demitiu militantes mais fanáticas e proibiu termos como "extrema direita" por receio de ser enquadrada na Lei Magnitsky, mas para evitar que Trump determine, através de outra medida, que (grandes) empresas americanas deixem de anunciar na emissora.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Buuum!


Eles saíram arrebentando e acharam que venceriam facilmente. Arrogantes, não se abalaram quando as coisas começaram a não dar tão certo. Marrentos, garantiram que venceriam ou lutariam até o último homem quando elas pioraram. Aí, às 8:15 da manhã na hora local, há exatos 80 anos: buuuum!

terça-feira, 5 de agosto de 2025

A sorte que nos resta

Uma vez eu tive um colega que, após um acidente de moto em que sofreu várias fraturas e bateu a cabeça, precisava viver tomando uma série de remédios, inclusive psiquiátricos. Ele seguidamente dizia: "sou mesmo um cara de sorte por ter sobrevivido". E eu pensava: "você é azarado por ter se acidentado".

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

O bicho é feio

Depois de passar meses esperando por ela e torcendo pela sua aplicação aos que insistiram em perseguir inocentes, creio que nós conhecemos a Lei Magnitsky razoavelmente bem, sabemos que os bancos a cumprem, que ela se estende à família do sancionado, que este sofre uma "pena de morte" financeira etc.

domingo, 3 de agosto de 2025

Última crônica

Foi questão de minutos, publicamos o texto de ontem e logo depois saiu a notícia da morte de J. R. Guzzo. Assim, ficou para hoje. Para quem passou parte da vida admirando jornalistas como pessoas que escrevem bem e procuram a verdade dos fatos, aí vai a última crônica (na sua revista, a Oeste) de um dos últimos deles.

sábado, 2 de agosto de 2025

Embaixador Bolsonaro

Em troca de não sofrerem mais punições, os supremos toparão anular ou mandar para a primeira instância o processo do falso golpe? Se você medir pelos discursos furibundos de ontem, não há chance disso acontecer. Mas é assim mesmo, os três que se manifestaram não poderiam, neste momento, dizer outra coisa.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

De um jeito ou de outro

Yang. Desde ontem nossa imprensa pilantra repete, em reportagens e colunas de opinião, que a colocação de Xandedodomeio na Magnitsky foi na verdade uma derrota para Bolsonaro, porque agora os fake judges o julgarão mais rapidamente e lhe darão uma pena mais pesada.