segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Entre as árvores do jardim

Eu não sei qual dos dois é o sósia - ou se ambos são porque o original já bluft, como diz a Michelle Sensitiva -, mas o Lule mais musculoso e sem barriga apareceu conversando e plantando uvas no jardim do palácio. O que poucos sabem é que aquela gravação é só uma cena de um filme maior.

- E aquelas árvores enormes ali, presidente, foi o senhor que plantou?

- Não, sempre teve; essa espécie, que se chama Dívida Pública, se desenvolve ao natural nesta terra. Mas eu posso dizer que sou quem mais se dedicou a fazê-las crescer. Olha, já tá uma pequena floresta, dá pra qualquer futuro presidente se perder ali dentro.  

- E essa outra aqui, com flores tão vistosas, que parece brotar em toda parte?

- Essa é a Corrupção. Também já existia, é claro, mas ninguém tinha cuidado dessas plantinhas com tanto carinho antes de mim e essas só estão bonitas assim porque eu voltei. Você acredita que aquele safado do Bolsonaro mandava arrancar até as mudinhas recém-nascidas, não deixava nenhuma se criar?

- Disso eu sou testemunha porque na época dele eu trabalhava num desses jornalões e vivia procurando uma dessas sem encontrar. A direção nos pressionava tanto que eu cheguei a inventar que tinha visto umas corrupções escondidas por aí.

- Ou seja, você mentiu.

- É, menti.

- Então você vai gostar dessa parte do jardim, repleta de Mentiras. Veja como elas são frondosas, bem-cuidadas. Que flores lindas elas dão! Eu sei que vocês da imprensa normalmente têm um vasinho com uma delas em cima da mesa, mas nunca antes na história deste país alguém as amou como eu. E isso não é mentira, hehe.

- Hahaha, o senhor é mesmo muito bem humorado. Mas agora que nós chegamos aqui é que eu estou vendo aquelas árvores ali, que ficam meio escondidas quando se olha de fora. Que espécie é aquela?

- É o Comunismo, outro orgulho meu. Diziam que ele nunca vicejaria por aqui, mas o Fidel me deu umas mudinhas e eu fui tentando. Estava difícil, mas aí o Chavez me ensinou que bastava adubar com o produto certo, um tal de Supremo, que ela um dia começava a se desenvolver. Essa sim é fruto da minha persistência.

- Falando em fruto eu vi que ela dá uns grandes, esverdeados, que parecem...

- Parece não, é melancia mesmo. Esse é outro segredo da jardinagem, se a gente conseguir misturá-las as duas espécies se ajudam mutuamente a crescer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário