quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Feliz Ano Novo!


Uma fase morreu, para o bem ou para o mal acabou; há uma herança a considerar, mas outra fase nasce e tudo pode se renovar. Vale para cada dia e cada segundo, a convenção é comemorar a cada ano e esperar o melhor. Vamos então festejar. Um Feliz Ano Novo para todos nós!!

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Perigo constante

Esperei para conferir, só encontrei hoje um artigo em que Alexandre Garcia lembra que quem mata não é o revólver, a faca ou, no caso, o automóvel utilizado, por ciúmes, em um atropelamento proposital. Como? Isso acontece pouco depois da morte da moça arrastada pela marginal e ninguém fala nada? Todes às ruas e...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Morrer de desgosto

Ao voltar para Portugal, D. Pedro I deixou seus filhos aos cuidados de três pessoas: José Bonifácio, que dispensa apresentações; a Condessa de Belmonte, que as crianças apelidaram de Dadama; e Rafael, um negro liberto, veterano da Guerra da Cisplatina que havia ganhado a confiança da família imperial.

domingo, 28 de dezembro de 2025

Sabê-lo-emos um dia

Deve ser algum tipo de Alzheimer jornalístico, pois Merdal esqueceu o falso golpe, o inquérito eterno e outros fatos recentes. Mas o subtítulo de seu artigo é claro: "Se os cidadãos perderem a confiança nos ministros do Supremo, a democracia estará em dificuldades. A credibilidade já ficara arranhada no caso da Operação Lava Jato."

sábado, 27 de dezembro de 2025

Direções conflitantes

Com os habituais erros favoráveis à esquerda, os números reais não devem ser exatamente os apresentados. Mas a barafunda entre candidatos e ideologias é relativamente bem explicada pela última pesquisa Datafolha sobre as preferências do eleitorado brasileiro.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Grama que muda de cor

"Sete anos depois, imprensa descobre que a grama é verde", seria uma manchete adequada para descrever a súbita mudança dos integrantes do autodenominado "Consórcio", agora escandalizados com as relações entre ministros do STF e banqueiros enrolados que destinam centenas de milhões para escritórios de seus familiares.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Um bom dia de Natal

Na praia, no campo, em casa, em qualquer lugar, um agradável e tranquilo dia de Natal para todos nós. Já abriram os presentes? Tomara que todos tenham recebido aquilo que mais esperavam. Mas se chegar um pouquinho depois não tem problema, o importante é estar no rumo certo.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Feliz Natal!

Parentes distantes, filhos desta vez distantes, mas não faz diferença porque os laços vão muito além dos físicos. Dizem que a tecnologia afasta as pessoas e isso pode ser verdade, mas seu bom uso também permite que todos se reúnam como se estivessem na mesma festa em ocasiões especiais. Como cada um de nós fará daqui a pouco com os amigos e familiares que não estão ocasionalmente presentes. E como faremos uns com os outros entre nós. Feliz Natal!

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Ajuda não solicitada

"Ajuda não, ajuda não!", deve ter pensado o pessoal das Havaianas ao ver a reação da esquerda ao boicote da direita. Lindinho fez discurso inflamado, militantes postaram vídeos em homenagem à marca, Tia Reinalda levou a esposa (diz ele) para comprar sandálias na loja lotada (diz ele) do shopping.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Tiro no pé

Boicote às Havaianas não vai quebrar a empresa. É um produto muito difundido, que você não compra toda hora, a tendência é a maioria não participar ou acabar deixando para lá. Mas alguns vão lembrar quando tiverem que trocar de sandália, ainda que ela talvez não passe de 1 ou 2%, uma parte do mercado eles vão perder.

domingo, 21 de dezembro de 2025

Ideologia é só um fator

Mandetta ou Moro na eleição anterior, Caiado ou Zema na próxima. Volta e meia aparece alguém dizendo que um terceiro nome teria mais chance de derrotar o PT do que um Bolsonaro (Jair antes, Flávio agora) porque levaria o voto dos bolsonaristas mais o dos "neutros" que não gostam de nenhum dos dois lados.

sábado, 20 de dezembro de 2025

Contradição ao estilo japonesa

Graças à japonesa, finalmente entendi porque volta e meia algum petista disfarçado de direita acusa Bolsonaro de ter protegido o STF. Segundo Thaís, Flávio Bolsonaro não assinou o pedido para abrir a chamada CPI da Lava Toga em troca, dizem os boatos, de ter as investigações sobre sua suposta rachadinha encerradas pelo tribunal.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

True crime

Benitinho, que era assim chamado por compartilhar o nome e a careca com o líder italiano da época, aterrorizou a Mooca nos anos 30 do século passado. Agressões, extorsões, tráfico de influência, cárcere privado, de tudo ele e seu bando faziam com a arrogância da impunidade, pois as pessoas temiam denunciá-los.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Mas...

In dubio pro reo sempre pareceu um princípio simples e claro, que toda justiça deveria seguir. Quando há justiça. Quem quiser pode procurar por aí um vídeo em que, no julgamento concluído anteontem, Moraes reconhece que "há dúvidas" sobre a viagem de Filipe Martins aos EUA, "mas..."

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Má índole

Uma viagem que nunca existiu, uma minuta sem confirmação de autenticidade e sem autor, uma reunião de outras pessoas, o "crime" de se dirigir diariamente ao local em que trabalhava. São esses, basicamente, os elementos que levaram à condenação de Fiilipe Martins a 21 anos anos de prisão! 

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Passeando pelas redes

Parece que, como diz a Folha, o Flávio "tomou para si o posto de herdeiro" de Bolsonaro. Circulando agora há pouco pelas redes, assisti a vários trechos de suas entrevistas aos programas, muito populares, do Leo Dias e do Ratinho. E ele se saiu muito bem em todas as intervenções.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Folha de Neve e seus anões

De início, há o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o preferido do Centrão. Em paralelo, o deputado federal Aécio Neves, recém-empossado presidente do PSDB, afirma que organizará um movimento por um nome de centro-direita. Há também o partido do MBL, além da possibilidade de surgir um outsider.

domingo, 14 de dezembro de 2025

O que foi oferecido

Permanecem os mistérios. Os vistos do agora dessancionado e dos demais violadores de direitos humanos serão devolvidos? As sobretaxas que continuavam a atingir a maioria dos produtos brasileiros serão anuladas? Talvez sejam logo, mas ainda não, pois se a resposta fosse positiva o Consórcio estaria festejando.

sábado, 13 de dezembro de 2025

No país do des

O Brasil é des! Des de desalentado, pois agora temos um descondenado e um dessancionado para destruir de vez o país. Sábado seria dia de desopilar com assuntos mais descontraídos. Mas hoje não há como desconhecer que a desaplicação da Lei Magnitsky é o tema do momento.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Abordagem diferente

A Globalista está preocupada com o crescimento da "direita populista", também conhecida como extrema direita ou ultradireita. Mas como impedi-lo? Na apresentação da revista, resumida a seguir, o editor deixa claro que eles estão naquela da Eliane Bruma sobre o aquecimento global: preciso fazer alguma coisa, mas não sei o que é.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Índio não apita

E os homens brancos e heterossexuais, que nestes casos também podem ser mulheres, negros ou gays, continuam a discutir o Marco Temporal. Na última terça o Senado aprovou em dois turnos uma PEC que reitera o espírito da Constituição de 1988, mas desde ontem o STF analisa se deve cumprir a lei ou não.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

O caminho do dinheiro

Como disse a juíza Ludmila Lins Grilo, não existe assessoria jurídica que possa custar os 129 milhões de reais - valor fixo, sem taxa de sucesso em qualquer processo - que o banco Master estava pagando, em parcelas mensais de 3,5 milhões, à esposa e aos filhos de Alexandre de Moraes.

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Golpes de todos os tempos

Lembra do inquérito das fake news, aberto há quase sete anos com base numa reportagem fake de uma militante petista, que pode incluir qualquer coisa e ser tocado em sigilo porque só precisa seguir um regimento interno cujas regras são interpretadas por quem acumula as funções de juiz, vítima e acusador?

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Só no porrete mesmo

Ele apenas protestou contra o resultado oficial da eleição, mas acabou acusado de crimes graves, que exigiriam ações armadas, e levado para o local em que o regime mantém a maioria de seus prisioneiros políticos em condições degradantes. Com problemas de saúde, não recebeu atendimento médico adequado. E morreu.

domingo, 7 de dezembro de 2025

Novos crimes no pedaço

Não há parte do mundo com mais feminicídios do que a América Latina. Não por culpa do machismo dos cucarachas, mas porque, com exceção de Croácia, Chipre e Malta, foi só por aqui, onde 18 países a colocaram em lei, que os engenheiros sociais da ONU conseguiram implantar essa nova divisão social.

sábado, 6 de dezembro de 2025

Controlar a situação

Consternação geral no Centrão. Segundo o Consórcio, também abalado, muitos acreditam que não é pra valer e Bolsonaro vai mudar depois. Mas por que ele faria o próprio filho passar por isso ao invés de escolher o nome definitivo? A resposta é simples: ele só indicou o Flávio para "tentar controlar a situação".

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Tapa na criança

Foi depois do diplomata Gustavo Maultasch publicar o artigo abaixo na Gazeta do Povo que Gilmar colocou seus coleguinhas acima da lei e surgiram os boatos de que Trump retiraria as sanções que os ameaçam do exterior. Mas a coisa já estava suficientemente ruim e é sobre a sua origem que o artigo fala.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

A fila ideológica anda

A coisa anda tão feia que já não se pode garantir que haverá futuro, mas até que este pode não ser tão ruim em termos políticos. Não se trata apenas da extrema esquerda não ter outro nome eleitoralmente viável além do idoso descondenado, mas do que indicam várias pesquisas e acontecimentos.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Honduras não é aqui

Parece que entraram os votos do Nordeste em Honduras. Apoiado por Donald Trump, Asfura saiu na frente e abriu o que parecia uma boa vantagem. Mas Nasralla foi se recuperando e, neste momento, com 78% das urnas apuradas, lidera com 40,35% dos votos contra 39,55% do adversário.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Outro cara de pau

Está virando moda, agora é o Joel Fonseca quem escreve que, na ausência de autocontenção, cabe ao Congresso conter os "excessos" do STF. Malandramente, o Joelzinho  da Folha e da GloboNews chega a citar quatro colunistas que tocaram recentemente no mesmo tema, mas sem destacar as diferenças entre eles.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

O golpismo imaginário

Na semana passada, colunistas de O Globo defenderam que o arbítrio e a censura do STF devem acabar porque o "golpismo" de Bolsonaro já foi condenado. Criticando-os na Folha de hoje, Lygia Maria lembra que não pode haver justiça com exceções contra quem você não gosta e os abusos começaram muito antes das eleições de 2022.