segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Tiro no pé

Boicote às Havaianas não vai quebrar a empresa. É um produto muito difundido, que você não compra toda hora, a tendência é a maioria não participar ou acabar deixando para lá. Mas alguns vão lembrar quando tiverem que trocar de sandália, ainda que ela talvez não passe de 1 ou 2%, uma parte do mercado eles vão perder.

Tentando entender o que pensou o marqueteiro, eu lembrei das antigas propagandas do 752 com figuras folclóricas como Paulo Maluf e Vicente Matheus. Fernanda Torres é conhecida como eles e tem lado/time como eles. Mas se a inspiração foi essa, faltaram fatores essenciais.

Maluf falava em bater pé durante uma campanha eleitoral, não fazia nenhuma insinuação sobre chutar esquerdista ou coisa equivalente. Vicente Matheus lançava suas famosas frases, dizia que o sapato era bom para torcedores de todos os times e terminava com: "7 de ponta-direita, 5 de meio-campo e 2 de lateral."

O criador da propaganda pode ter pensado em algo parecido com temperos como a declaração de duplo sentido sobre "pé direito" e as sandálias vermelhas atrás da atriz. Oficialmente seria um comercial com a vencedora do Oscar, só seus amigos inteligentes iriam perceber e elogiar a mensagem subliminar.

Se foi isso não deu certo, a lacração ficou escancarada. Mas eu acho que o principal problema é que Maluf e Matheus eram autênticos e muito mais "do povo". Mesmo que talvez não tenha tanto dinheiro quanto eles, Fernanda é uma nojentinha elitista, arrogante e dissimulada, não se adaptou ao papel que tentou interpretar.

O valor é relativo

Quantas sandálias se poderia comprar com a Mega da Virada? Nem sei, só para dar uma ideia, é dinheiro que permitiria adquirir 86 Ferrari F8! Ou 8.674 carros baratos como o Renault Kwid! Ou 37.547 IPhone 12! Ou até mesmo seis (06) consultorias jurídicas de esposa de ministro do STF!

"Se uma consultoria jurídica custa isso, o que tem de mais a entrada de 25 milhões e a mesada de 300 mil que o filho de nosso amado líder recebe dos aposentados?", pensa o gado petista. Mas pergunte a ele sobre os 400 mil encontrados na casa do deputado e sua irá despertará: "Pastores picaretas, enganadores de evanjegues!"

E não adianta você dizer que não há prova de que o dinheiro encontrado com o deputado é roubado ou que seu total é quase o que o filho leva por mês. O gado tem certeza de que o opositor é desonesto e queria roubar muito mais, só não teve a competência para armar os esquemas bilionários que seu dono tem.

Estratégia vencedora

Pior ainda é aquele partido nanico que se diz "de direita", que está louco para emparedar seus adversários com denúncias de corrupção. Não os de esquerda, que estão quebrando o país e comprovadamente desviam bilhões. Seu alvo são as supostas rachadinhas dos direitistas que têm voto, e os preços de seus imóveis. 

Mas é tudo calculado. Primeiro eles vão se unir à esquerda para bater no resto da direita; depois eles vão contar com a ajuda desta, que traíram, para acabar de vez com a esquerda. Bem, na outra eleição eles queriam que 49,5% do eleitorado mudasse seu voto para seguir seu 0,2%, a lógica prática não divide a calçada com suas metas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário