terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Ajuda não solicitada

"Ajuda não, ajuda não!", deve ter pensado o pessoal das Havaianas ao ver a reação da esquerda ao boicote da direita. Lindinho fez discurso inflamado, militantes postaram vídeos em homenagem à marca, Tia Reinalda levou a esposa (diz ele) para comprar sandálias na loja lotada (diz ele) do shopping.

Deve ser verdade, muito esquerdista de classe média deve ter se mobilizado para mostrar que o boicote às Havaianas (e à escrota Fernanda Torres, defensora das prisões políticas) não deu certo. Entre pessoas reais e robôs pagos, a marca ganhou 150 mil seguidores, num acréscimo de 4%. E suas vendas podem ter aumentado.

O problema é o futuro, é ter sua marca associada a um lado do espectro político e perder o outro. A concorrente Ipanema ganhou 500 mil seguidores, num acréscimo de quase 100%. O esquerdista que correu para comprar sandália hoje não vai comprar de novo tão cedo. E a direita vai trocar as suas aos poucos. Eu tenho uma Havaianas quase nova, não vou jogar fora, mas não vou comprar outra depois.

Ajuda um pouco

Finalmente, dizem as manchetes, teremos vacina brasileira contra a dengue, aquela doença que sumiu do noticiário quando o desgoverno chegou. Então agora é só vacinar todo mundo e não se preocupar mais com o assunto, certo? Errado, pois a "vacina" é estilo covid: não evita a contaminação.

Ela evita, promete a propaganda, que a doença se agrave. E por algum tempo, depois você tem que tomar outra dose. O antigo conceito de vacina parece estar definitivamente superado. Para complementar, você já deve ter adivinhado: a nova vacina não foi muito testada, mas não gera efeitos adversos.  

O tempo ajuda

Segundo pesquisas, 2% estão em dúvida, mas 8% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana. Entre as segmentações, a maioria é esperada: os descrentes da esfericidade terrestre se concentram entre os de menor escolaridade e renda, que vivem nas regiões onde há mais analfabetos etc.

O dado inesperado está na segmentação por idade. No total, 10% dos jovens entre 16 e 24 (que constituem 14% da população) acreditam na Terra plana. O ponto positivo é que boa parte deste pessoal acaba aprendendo com a idade e se corrigindo quando fica um pouco mais velho.

Não ajuda em nada

Para encerrar com uma mensagem positiva, não pense que o Brasil é um caso perdido. Pode até ser, mas não está sozinho. Estima-se que nos EUA também há 8% de crentes na Terra plana. E uma pesquisa de uma associação científica de lá revelou que 26% dos americanos não tinham ideia de que a Terra gira em torno do Sol.

Há mais gente nessa. Num dos livros do Sherlock Holmes o Dr. Watson se surpreende ao descobrir que seu inteligente amigo compartilhava da ignorância deste quarto de americanos. Mas o detetive dá de ombros para a informação: "Isso não tem nenhuma importância para a minha atividade."

Imagem

Menino bonzinho de esquerda ajuda a velhinha que só estava olhando o movimento a atravessar a rua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário