O Datafolha errou o percentual que cada candidato obteria no primeiro turno de 2018, mas acertou como os eleitores de cada um dos demais candidatos se dividiriam entre Bolsonaro e Haddad no segundo turno. Tanto que, aplicando essa informação aos votos efetivamente dados aos demais, foi possível calcular como tudo acabaria.
Faz sentido, ao pegar pessoas passando aleatoriamente na rua você pode acabar não obtendo uma boa amostra de quantos votos o candidato X obterá; mas ao perguntar como os eleitores de X votarão no segundo turno, você terá uma excelente ideia de como eles se dividem internamente.
Geralmente as pesquisas não divulgam esses dados, mas a última GERP foi uma exceção e a Gazeta do Povo publicou parte desses resultados, limitando-se a quanto será repassado para Flávio Bolsonaro e aos três candidatos do "segundo time" que aparecem com mais de 1%:
Caiado tem 4% e repassará 1,2% para Flávio.
Zema tem 3% e repassará 1,3%.
Renan tem 3% e repassará a metade (1,5%) para Flávio.
Acho que a explicação para os dois primeiros é a mesma. A maioria dos que chegaram a pensar em votar neles os largou e decidiu ir de Flávio já no primeiro turno, quem restou é quem tem torce o nariz para o filho do Jair e a maioria desses anulará ou votará no Lara no segundo turno.
Quanto ao Charlinho, também tem lógica. A maioria dos que pretendem votar nele é gente que o conheceu agora e gostou do seu discurso incisivo, mas também é antipetista e votará contra o Descon no segundo turno. Além do gado do MBL, poucos seguirão sua orientação para anular o voto (que na verdade é para votar no PT).
Voltando a 2018
Na época, após o susto do primeiro turno, os de sempre fizeram um movimento para impedir a vitória do terrível Bolsonaro no segundo. E criaram uma narrativa de que o esforço estava dando certo, Haddad estava subindo e poderia ter virado o resultado se a campanha tivesse durado mais algumas semanas.
Tudo mentira, eles só fizeram marola e tentaram dar mais uma empurradinha com pesquisas em que o Kitgay crescia. Mas eu lembro que peguei os votos dados aos demais e fiz a conta citada no início, obtendo um resultado quase idêntico ao final. Quase ninguém mudou entre um turno e outro.
Fofocas
O preço da liberdade... é cada um ter direito à sua opinião. Mas o pessoal não precisa exagerar e criar marolas porque alguém disse isso ou aquilo. Vi por alto que a Michelle reclamou do Flávio e do Allan dos Santos, mas o primeiro acho que é exagero e outro é só não assistir. É besteira perder tempo e energia com isso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário