Allan dos Santos voltou a ser "blogueiro", a manifestação do Boulos foi um sucesso, as tarifas do Trump foram um tiro no pé da direita, a extrema esquerda agora será vista como nacionalista etc. Quem diz é o Globo no modo turbo de defesa do regime, a que voltou desde o episódio de censura das redes pelo STF.
Quem chegou a criticar essa censura foi o Estadão. Eles têm essas recaídas, mas é só falar em Bolsonaro livre que a turma por lá arranca a fantasia, embora nem tanto como no colega carioca. Em editorial, o jornal diz que Lule adorou ganhar um inimigo externo (o que tem certo sentido). Mas o beiçudo voltou a ser blogueiro também.
A mais calminha é a Folha, que nem colocou o Allan nas manchetes de hoje e onde ele continua promovido a "influenciador". Ali, as versões de que as tarifas prejudicarão inevitavelmente a direita foram deixadas a colunistas como a senhora do "membro mecânico" e ao famoso "leitor".
Mas eles também criticaram o Trump em editorial, garantindo que sua "chantagem" não passará. E o que parece tê-los chateado em demasia é a posição de Tarcísio, que teria minado "sua moderação encenada" ao não abandonar Bolsonaro e criticar a interferência externa em nossa pujante democracia.
Na feira
De modo geral, os defensores do regime estão confiando que conseguirão vender a ideia de que tudo é culpa das tarifas de Trump e estas são culpa de Bolsonaro. Eu, sinceramente, não consigo ver a dona Maria reclamando do preço da alface e dizendo "o que é que esse Bozo tinha que mandar o Trump prejudicar nossa economia".
E mesmo que ela diga isso num primeiro momento, basta que alguém a seu lado argumente que o Bolsonaro não manda no homem mais poderoso do mundo para que os adormecidos circuitos lógicos de seu cérebro entrem em ação. Creio que nem colocar a culpa no Trump (sem Bolsonaro) funcionará fora da militância.
Robôs
Os petistas estão confiando no que chamam de "reação nas redes", que consiste basicamente em enchê-las de robôs. Mas usar redes sociais como propaganda na TV, martelando frases feitas de maneira unidirecional, não deu certo para ninguém. Não creio que esta será a exceção.
Quanto à acusação de que são robôs, qualquer um pode verificar isso clicando nos perfis dos novos "comentaristas". Muitos passaram meses ou anos sem postar nada e agora repetem um slogan a cada 5 minutos. É uma vergonha (mais uma) que a imprensa dita profissional não se dê ao trabalho de fazer essa verificação.
Tempo ao tempo
De resto, vamos aguardar para ver como as coisas irão se arranjando. Monica Bergamo diz que o petismo já está com medo dos efeitos econômicos das tarifas. E Trump não saiu batendo tão forte porque acordou invocado depois de um porre, deve ter mais coisa vindo por aí. Os próximos tempos prometem ser interessantes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário