Você não sabe quem são as Sephora Kids? Éramos dois até minutos atrás, antes de Nina Lemos me explicar que Shepora é uma marca de cosméticos que está arrasando ao apostar na propaganda via TikTok e no público formado por meninas que chegam a usar cremes para evitar futuras rugas aos oito anos de idade.
A tendência, que se acentua conforme mais meninas postam mais vídeos e mais marcas tentam entrar no mercado, preocupa dermatologistas, preocupa alguns pais - os que não ganham dinheiro com os vídeos das filhas - e preocupa Nina, que está sempre preocupada.
Justamente agora que "todo mundo" está combatendo o etarismo? É o que pergunta a colunista que não perde o hábito de confundir sua pequena tribo com a humanidade, mas acaba por admitir que as mulheres que se dizem "orgulhosas da idade" talvez não sejam mais que exceções à regra.
E Nina não diz, mas a gente sabe. O que a incomoda de verdade não é o etarismo ou os problemas dermatológicos. É saber que uma menina que cresce como Sephora Kids dificilmente se transformará numa nova Greta, numa feminista radical ou coisa equivalente. Ou seja, podemos quase garantir que ela não será de esquerda.
Na verdade, o problema é mais sério. Nina escreve no DW e logo acima da sua coluna você pode ver uma reportagem sobre o preocupante crescimento da direita - preocupante para eles e "ultradireita", é claro - entre a juventude europeia.
O primeiro culpado é o TikTok em particular e as redes sociais em geral. Os malvadões ultradireitistas criam vídeos curtos e instigantes, que fazem enorme sucesso entre a garotada. Por que a esquerda não usa a mesma estratégia? Eles não sabem responder.
Quem sabe é um espanhol que faz alguns desses vídeos e explica: "Você precisa passar autenticidade". E isso é tudo que não passa aquele típico discurso esquerdista empolado, pretensioso, frequentemente contraditório e distante da realidade.
Mas as coisas não eram assim pouco tempo atrás, dizem os desconsolados esquerdistas da DW. Os jovens estavam engajados na salvação do planeta e temas equivalentes. Mudaram, aparentemente, por causa dos exageros dos verdes e dos defensores da imigração, da guerra da Ucrânia e da pandemia.
É verdade, alguns jovens entrevistados confirmam isso - falando muito bem, que inveja! E é ótimo encontrar a pandemia nessa lista. Aquela grande tentativa esquerdista-globalista de tratar todo mundo como gado gerou uma reação espontânea entre os que estão chegando agora e querem ter direito à sua própria trajetória.
O coletivismo atacou e a individualidade reagiu. Poucos querem ter sua vida controlada por pequenos grupos de pretensos sábios. É isso que está fazendo a direita crescer. Como ficar bonita é outra questão individual, a Sephora também cresce ao aproveitar uma vertente dessa tendência. Faz parte.
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