As palavras, que teriam sido escritas entre lágrimas, fazem parte de uma carta em que Constance, cujo sobrenome de solteira era Lloyd, comenta a Balada do cárcere de Reading, escrita por seu ex-marido, Oscar Wilde, após sua libertação.
Irlandesa como ele, escritora e amante do belo como ele, a doce Constance foi quem mais sofreu com as consequências do envolvimento de Oscar com o depravado Bosie (Lord Alfred Douglas) e da sua ideia arrogante de processar o pai do amante, o Marquês de Queensberry, por tê-lo chamado de sodomita.
O processo virou e Oscar foi condenado a dois anos de trabalhos forçados. Saiu da prisão em 1897 para morrer num hotel barato em Paris, no final de 1900, ao 46 anos. Constance havia morrido dois anos antes, com quase 40, após se mudar para o continente e trocar seu sobrenome e o dos filhos para Hollande.
Com a saúde debilitada desde o escândalo, mal conseguindo caminhar, ela acabou por aceitar o diagnóstico de Luigi Maria Bossi, controvertido médico italiano que recomendava a retirada dos ovários para resolver "problemas femininos". Começou a passar mal durante a cirurgia e faleceu cinco dias depois.
Se fosse hoje, Constance poderia ser festejada por ter se mostrado independente e lutado por direitos femininos. Mas é mais provável que ela fosse cancelada por escrever a frase de abertura. No mínimo, exigiriam que o X a censurasse. Onde já seu viu criticar de algum modo o "amor que não ousa dizer seu nome"?
Epílogo
O filho mais velho do casal morreu na guerra, em 1915. O outro só teve um filho com a segunda esposa, já relativamente velho. Assim, o único neto dos Wilde ainda vive, chama-se Merlin e tem hoje 77 anos. Bossi se foi em 1919. Matou outra paciente numa cirurgia e foi assassinado pelo marido dela, que se suicidou a seguir.
Papa
A carta de Constance foi enviada para alguém de suas relações pessoais, não para o papa. Mas, no abstrato, onde quase tudo vale, podemos considerar que ela estava se dirigindo ao argentino que hoje ocupa o cargo.
Uma reportagem da Foice diz que as terras da tribo Tantufaz foram arrasadas pelo garimpo durante 2023. Outra que a fome está visível nas ruas brasileiras e é ainda pior fora de nossas vistas. Mas não estavam combatendo o garimpo como nunca antes na história deste país? O pessoal não está comendo picanha e dando risada?
Ah, era tudo no abstrato.

Nenhum comentário:
Postar um comentário