Imagine só. A empresa é vendida, você e alguns colegas saídos de lá montam outra e, antes mesmo de mandarem fazer um site, já arrumam clientes que em pouco tempo lhes pagam, oficialmente, vários milhões. Nada mal, hein? Principalmente quando você consegue cobrar o dobro do concorrente mais antigo.
Esse é o caso do Ipec, que em apenas três pesquisas, realizadas entre 13 de setembro e 1° de outubro, recebeu, da TV Globo, R$ 1.042.977 para entrevistar 9.024 eleitores. Adorei os números quebradinhos (977, 024), mas, para quem prefere inteiros, dá pouco mais que 100 reais por entrevista.
Já o Datafolha recebeu R$ 617.972 para uma pesquisa com 12.800 eleitores, realizada na véspera do primeiro turno das eleições. Aproximadamente 50 reais por entrevista, metade do outro. E uma das contratantes era a mesma TV Globo, a outra era a própria Folha.
Ambos dizem contar com entrevistadores e supervisores devidamente treinados. No Ipec, 20% dos questionários são submetidos "a uma fiscalização para verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais". No Datafolha, 30% dos questionários "são checados novamente" (seja lá o que isso signifique).
As informações estão no Correio do Povo e sua origem é o portal R7, que também deve ter ficado curioso com a grande diferença de preço para serviços aparentemente tão parecidos e quis saber como isso é calculado em cada caso.
O Ipec respondeu que, blábláblá, o valor é compatível com o volume de pesquisas contratadas por seus clientes e que, blábláblá, "atua com práticas comerciais de mercado para as metodologias utilizadas nas pesquisas de intenção de voto, com preços tabelados, para pesquisas divulgadas ou não". O Datafolha não respondeu. Que feio! Logo um instituto ligado a um pilar do nosso bravo jornalismo honesto e imparcial. Mas quem sabe eles ainda respondam. Segundo o Correio do Povo, "o espaço segue aberto para manifestações".
***
O dobro era isso: um cobra o dobro do outro. Estranho, ainda mais porque normalmente é o melhor estabelecido que consegue cobrar mais. Quanto ao triplo, é só para lembrar que eles apresentaram resultados muito semelhantes e erraram nessa proporção.
Tomando o Ipec como exemplo, o ladravaz venceria o presidente por 52x37 dos votos válidos. Venceu por 48x43, uma diferença três vezes inferior. E que poderia ser ainda menor, ou até se inverter, se as lojinhas de percentual e seus contratantes não tivessem martelado que tudo estava acabado e era melhor eleger logo o pilantra.
***
E o que faltou?
Vai continuar faltando, falamos sobre isso amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário