Ao contrário de muitos aqui, não acho que o Astronauta e Teresa Cristina estão errados ao participarem da comitiva de senadores que foi a Washington para falar sobre as tarifas. Como o grupo iria de qualquer maneira, é melhor não deixar que os petistas o dominem e depois espalhem sua versão do que aconteceu sem contestação.
Provavelmente os senadores acabarão sendo recebidos por alguém que se limitará a reiterar a necessidade de cumprir as exigências iniciais de Trump. E com isso eles poderão dizer que tentaram de outra maneira e foram definitivamente convencidos de que não há espaço para conversa fiada ou tempo a perder.
Fecha-se assim o foco, encerram-se as tentativas de dar algum jeitinho e sair pela tangente, eles voltam com a mensagem de que precisam escolher entre as tarifas e o encerramento da censura e da perseguição política. A decisão está nas mãos deles e de seus colegas. Gostem disso ou não.
Motivações
Com seu habitual desprezo pela lógica, os petistas e isentões gritam que os culpados pelas sanções de Trump são os bolsonaristas, mas se recusam a aceitar que elas tenham sido determinadas pela perseguição a Bolsonaro. Tudo bem, pode não ser mesmo, mas qual seria então a motivação do homem?
Combater os Brics, defender a liberdade de expressão e a democracia eles também não acreditam que deve ser, porque se fosse por isso Trump não se acertaria com países como China e Arábia Saudita. E assim eles vão, terminando por concluir que o "ataque" americano é injustificado.
Me parece, ao contrário, que é muito justificado e um pouco de tudo isso. Trump tem simpatia por Bolsonaro, o vê sofrendo o que ele mesmo sofreu e confia nele (ou no bolsonarismo) como seu aliado contra a ameaça do quintal americano ser tomado pelo eixo de ditaduras inimigas que já domina Cuba, Nicarágua e Venezuela.
Ele respeita a China pelo seu poderio e se acerta com a Arábia Saudita porque lhe interessa ter seu apoio numa região estratégica. O Brasil não pode ser comparado a eles. Nosso caso está mais próximo do Panamá, onde Trump e Rubio já deixaram claro que não aceitarão o surgimento de outra Venezuela.
Torçamos para que seja mesmo isso.
Pergunta
Após perguntar por que os Estados Unidos de Trump não têm um embaixador no Brasil, Fernando Gabeira repete as falsas equivalências de seus amigos e garante que não pode ser por diferenças ideológicas porque neste caso o Laranjão não teria nomeado embaixador na China.
Serve pra ele a resposta acima: cada um é cada um. Outra possível resposta seria: para não correr o risco do sujeito ser sequestrado por uma quadrilha de bandidos ligados ao socialismo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário