domingo, 6 de julho de 2025

Desanimador

A Paula Schmitt tuitou a notícia do Poder 360: "Alexandre de Moraes proíbe Filipe Martins de dar entrevista. Ministro diz ter tomado decisão a fim de evitar o risco de tumulto neste momento processual; outros réus no mesmo processo falam com frequência a veículos da mídia."

Fui ler os comentários e o primeiro era de Ricardo Feltrin, que escreveu: "Um ministro do STF desrespeitando a Constituição e promovendo censura prévia contra alguém que nem foi condenado. Tenho simpatia zero por Filipe Martins, mas isso é um pesadelo, não pode ser verdade."

Mais de 20 pessoas responderam ao Ricardo e eu fui ver o que elas diziam. Creio que metade entendeu tudo perfeitamente, acrescentou que isso era tortura, que Filipe ainda será ressarcido pela perseguição que sofreu, que o avanço autoritário mostra como o nazismo conseguiu tomar uma nação etc.

Mas a outra metade, que coisa! Tinha algumas respostas ao estilo JF: "você é um idiota" ou "você fez um comentário idiota" (mas eu não vou explicar por que penso isso), que são, muito provavelmente, de sabujos do regime PT-STF sem argumentos para contestar o que devem ter considerado um ataque a seu ídolo.

Porém o que mais chamou atenção nesse grupo foram os que se apegaram ao detalhe da "simpatia zero" sem entender que aquilo só deixava claro que o Feltrin não defendia o Filipe por ser seu amigo ou admirador, e sim por ele ser vítima de uma injustiça. 

Agressivos, muitos perguntaram se Feltrin se sentiu na obrigação de "pagar pedágio" para mencionar o assunto, o que não se sustenta se você ler o restante do seu comentário. Outros quiseram saber o que o Filipe lhe teria feito para ele não apreciá-lo, como se isso tivesse alguma importância para o caso. 

Mesmo com frases curtas e os eventuais erros de quem digita rapidamente no X, você percebia que essas críticas vinham de pessoas que devem fazer parte daquele um terço de brasileiros verdadeiramente alfabetizados. Se dentro dessa minoria há gente que consegue se perder num texto curto e claro, imagine fora dela!

Para você ter uma ideia, quem está escrevendo é um sujeito que acredita que o Fluminense pode vencer o Chelsea embalado, mas não há otimismo que não se abale com esse tipo de coisa. Acabei deixando também um comentário:

"Exceto pela malícia, o pessoal que reclama da 'simpatia zero' lembra o Xandão e colegas interpretando as leis. No fundo do poço há outro poço."

Nenhum comentário:

Postar um comentário