quinta-feira, 17 de julho de 2025

Agora com PIX

Tem uma criticazinha aqui e outra ali, como sempre. Mas bastou uma ameaça mais séria para o Consórcio de Imprensa tirar a máscara de isenção, com que ameaçava novamente se fantasiar, e deixar evidente que continua defendendo com firmeza (e desonestidade) o regime que escolheu.

Uma palavra que mostra isso é PIX. Eu e você sabemos que Trump a mencionou em certo contexto, mas a propaganda petista joga a desinformação de que ele quer acabar com o PIX para ver se cola junto ao povão. E nossos jornalões vão atrás, abrindo espaço para articulistas que seguem a linha do desgoverno.

Outra palavra é ANISTIA, que você praticamente não consegue encontrar. Anistiar os presos e perseguidos políticos é um imperativo moral e uma condição para negociar as tarifas com Trump, mas o pessoal está se lixando para as velhinhas presas e quer porque quer condenar Bolsonaro. Anistia nem pensar, muito menos falar.

Oposicinha?

Tem uma criticazinha aqui e outra ali, como sempre, mas nossa oposição continua melhor em expor sua impotência nas redes sociais do que em fazer seu trabalho. Agora mais do que nunca, pois ainda não se sabe o quanto o discurso da "interferência estrangeira" pode ter sucesso e se voltar contra eles.

Nesse ponto acho até que estão certos, é preciso dar um tempo para essa poeira das tarifas assentar. Mas o pessoal devia estar esbravejando contra a decisão sobre o IOF, o salário do Bessias, o roubo dos aposentados e tantos outros temas. Inclusive a anistia, que já estava nos debates. A oposição parece limitada ao Eduardo Bolsonaro.

Bastidores

Claro que nos bastidores a coisa deve estar mais movimentada. Motta e Alcolumbre disseram estar fechados com o desgoverno, mas isso é uma formalidade exigida por seus cargos no momento em que o país é "atacado" e certamente não expressa a posição da maioria de seus colegas.  

Talvez a anistia já esteja nas conversas e nas pressões dos setores prejudicados pelas novas tarifas. Talvez isso envolva o STF, pois muitas dessas empresas são clientes do escritórios de esposas de ministros. Talvez a coisa engate quando eles tentarem negociar com os americanos e estes reiterarem que a anistia é condição necessária. 

Quer dizer, vamos torcer para que eles reiterem, pois acho que o farão mas nunca se pode ter absoluta certeza. E vamos esperar que eles também não falem mais em PIX, dando munição à bandidagem de graça. Explica aí que a turma daqui não entende bem esse negócio de contexto, Bananinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário